MapMyName – Quantos serão os utilizadores da Internet?

3 05 2007

Quantas pessoas usam a Internet?
Junte-se a mim no projecto MapMyName!

Encontre-me no mapa clicando neste link:

http://www.mapmyname.com/?id=17111

logo

Aproveite e faça o mesmo e ajude os alunos da UA a
mostrar quandos são os utilizadores da Internet.

Através do projecto pioneiro http://www.mapmyname.com/beta/

Alunos da UA contam utilizadores de Internet de todo o mundo

À pergunta «quantos serão os utilizadores da Internet?» dois estudantes de Engenharia de Computadores e Telemática da Universidade de Aveiro respondem com o projecto pioneiro http://www.mapmyname.com/beta/ cujo objectivo é contabilizar e mapear o número de utilizadores da Internet, a nível mundial, durante um mês. O lançamento decorre às 00h00 do dia 22 de Abril, o Dia da Terra.


Foram cinco os meses de concepção do website baseado em tecnologias, open source e na API de mapa do Google, ou seja, a custo zero.«Este projecto enquadra-se numa nova forma de construir websites denominada por WEB2.0», explica João Ribeiro, um dos autores do projecto.

No site, os utilizadores podem registar-se, identificando num mapa, o local ao qual se pretendem associar. O objectivo é «passar a palavra» (spread the word) e provar que qualquer pessoa no mundo está a menos de «6 pessoas de distância do utilizador». Na aplicação, ainda experimental, é possível visualizar a lista dos dez utilizadores que mais pessoas cativam para a rede (Top 10 spreaders).

Através da aplicação de uma fórmula matemática desenvolvida pelos criadores, determina-se que o período de um mês é suficiente para estimar o número de pessoas que utilizam a Internet. «Trata-se de uma progressão matemática exponencial. Esta fórmula tem como variável o dia, ou seja, damos-lhe o dia N e ela devolve o número de pessoas que, segundo a progressão, obteríamos no dia N», decifra João Ribeiro.

No final da contagem, será possível consultar o número e o perfil dos internautas e averiguar, por exemplo, quantas pessoas, nomeadas João, existem no mundo. Além disso, poder-se-á traçar o percurso de alguém que, em Aveiro, pretende falar com um utilizador registado, em Tóquio.

Com a versão oficial, a lançar às 00h00 do dia 22 de Abril, os autores do projecto, João Ribeiro, finalista da licenciatura em Engenharia de Computadores e Telemática e Sérgio Veiga, mestrando na mesma área, estão também a abrir caminho para a introdução de um novo conceito na web, o da «partilha de pessoas versus partilha de fotos/vídeos de pessoas», através do embedded de pessoas em blogues. Ou seja, um utilizador do mapmyname.com poderá introduzir, em vários sites, o seu balão informativo, previamente criado.

A dois dias do lançamento, o site, ainda em versão de pré-lançamento, tem-se revelado um verdadeiro sucesso. Os registos ultrapassam já as duas centenas e «as críticas dos utilizadores têm sido muito positivas», afirmam os criadores que encontram nas «várias possibilidades estatísticas dos dados recolhidos no final do projecto e na Georeferenciação» as mais-valias de um projecto que, com «One simple step, and you’re in the map».

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: