Como Instalar programas no Linux

26 04 2007

Bom, esse artigo foi feito para aqueles que acabam de migrar do Windows e ainda não sabem instalar programas. Aqui são abordados os gerenciadores de pacotes mais comuns.

Bom dia, esse artigo está sendo criado com intuito de ensinar usuários menos experientes a instalar programas no Linux. Já vi aqui mesmo no VOL muitos artigos tratando sobre o mesmo assunto, mas eles são muito isolados, e este é uma compilação de vários métodos.

Artigo dedicado principalmente para ser enviado para aqueles iniciantes que chegam em fóruns perguntando: como instalo programas no Linux? Ou vai dizer que você nunca se deparou com um?

Nesse artigo usarei a seguinte nomenclatura:

  • # para quando o usuário estiver root e;
  • $ para quando for para executar com usuário comum.

Além disso, compreendam gerenciadores de pacotes como uma ferramenta que instala e desinstala programas.

Conhecendo o seu Linux

O primeiro passo para se instalar programas no seu Linux é saber qual a distribuição você está usando, visto que no caso de muitos iniciantes foi um colega que instalou ou já veio instalado no PC que ele comprou.

Para descobrir a distribuição, deve ficar atento na inicialização do seu computador. Se você usa dual-boot (o Linux e o Windows), logo na inicialização provavelmente já vai aparecer o nome da sua distribuição e o Windows para você escolher. Caso não, em algum momento deve existir o marketing da sua distro, seja no início da configuração dos dispositivos, no boot manager (tela que aparece pra você digitar login e senha) ou no wallpaper do computador. Se você comprou um PC já com o sistema do pinguim, não hesite em telefonar para o suporte técnico (embora, pelo que digam, eles nunca resolvam o problema).

A partir do momento que você descobre qual a sua distribuição, tente descobrir em qual distribuição a sua é baseada. Nessa hora, use o Google sem dó nem piedade, ele é a sua arma mais forte para tudo. Se não achar no Google, pode perguntar a vontade.

Dependências: o que são e por que incomodam tanto?

No Linux, alguns softwares precisam de outros softwares (ou libraries, que se instalam do mesmo modo que softwares) para funcionar corretamente. Por exemplo, para instalar o kopete é necessário que eu tenha o QT instalado, o que significa que para instalar o kopete primeiro eu tenho que instalar o QT, ou o kopete não funcionará.

Em outros sistemas, como o Windows, esse conceito também existe, como por exemplo em um jogo que exige directx instalado, mas não é tão amplo, já que normalmente nesse último sistema os pacotes já vem com todas as dependências junto, o que embora seja bom para o usuário, pois é mais prático, acaba se tornando uma faca de dois gumes, pois se por exemplo um programa que se instalou instalou junto o GTK, e outro programa também precisa do GTK, você vai ter que baixar o GTK todo de novo, o que acaba deixando os downloads de certos softwares bem maiores.

Agora entendidas as dependências, vamos ao trabalho.


ndr. Como sou adepto do Ubuntu (baseado em Debian) deixo-vos as instruções seguintes

Com vocês, os baseados em Debian
No Debian existem vários modos de se instalar softwares, entre eles o apt-get e o aptitude, que são programas que, através de repositórios (que se encontram no arquivo /etc/apt/sources.list, e podem ser adicionados ou removidos com a edição do arquivo) baixam e instalam programas e suas dependências automaticamente. Primeiramente vamos entender o que esses assistentes fazem.

Os softwares aqui mencionados agem da seguinte forma: utilizam-se dos repositórios existentes no arquivo /etc/apt/sources.list para de lá baixar os programas que você quer, e depois os instala com o dpkg (daqui a pouco falarei dele), controlando inclusive possíveis dependências.

O apt-get:

Com o apt-get você instala programas da seguinte forma:

# apt-get install nome_do_programa

Pesquisa programas da seguinte forma:

# apt-cache search nome_do_programa (ou descrição)

E remove programas da seguinte forma:

# apt-get remove nome_do_programa

O seguinte comando serve para atualizar os repositórios (caso tenha chegado algum pacote novo, é sempre bom rodar esse comando antes de instalar qualquer programa):

# apt-get update

O seguinte comando atualiza seu sistema inteiro (quando usar esse comando, vá fazer qualquer outra coisa porque normalmente se você tiver muitos repositórios demora):

# apt-get dist-upgrade

Agora digamos que você quer remover completamente um programa, inclusive suas dependências (não recomendado):

# apt-get remove –purge nome_do_programa

E finalizando, só pra descontrair, tente digitar no terminal:

# apt-get moo

O aptitude:

O aptitude é um gerenciador de pacotes que dizem ser mais evoluído que o apt-get, embora eu não goste muito dele, vou retratá-lo aqui também.

Para instalar programas com o aptitude:

# aptitude install nome_do_programa

Procurar programas:

# aptitude search nome_do_programa

Remover programas:

# aptitude remove nome_do_programa

Para remover um programa inclusive com suas dependências (não recomendo):

# aptitude purge nome_do_programa

Para atualizar a lista de repositórios:

# aptitude update

E finalmente para atualizar o sistema inteiro:

# aptitude dist-upgrade

O dpkg:

O dpkg é o instalador de programas para Debian. A diferença entre ele e os acima mencionados é que ele não resolve dependências e você tem que baixar os programas na internet (os outros baixam por você). Os programas instaláveis com dpkg são os que acabam em .deb. Não recomendo que você use o dpkg tendo as 2 opções acima, mas as vezes é necessário (quando um pacote não existe nos seus repositórios e você não conhece nenhum que contenha o tal programa).

Sem mais blá blá blá, vamos lá:

Para instalar programas:

# dpkg -i nome_do_programa.deb

Para remover programas:

# dpkg -r nome_do_programa.deb

E finalmente para remover totalmente programas, inclusive suas dependências(não recomendo):

# dpkg -P nome_do_programa.deb

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: